Quanto tempo você perde para gerenciar seus documentos?

Quanto tempo você perde para gerenciar seus documentos?

Você já reparou quanto tempo você perde para gerenciar seus documentos? Não importa qual seja a profissão – policial, médico, funcionário público, professor de escola ou gerente financeiro – pergunte a qualquer funcionário quanto tempo ele gasta em suas tarefas principais e compare com o tempo usado na gestão de documentos. As respostas podem surpreendê-lo.

Emboranem mesmo o trabalhador mais eficiente no escritório mais eficiente gaste 100%de seu tempo em suas tarefas principais, existem maneiras eficazes de aumentara taxa de produtividade. Reduzir a papelada é uma das melhores maneiras decolocar isso em prática. Além disso, menos papelada geralmente melhora o moraldos funcionários. E os funcionários mais felizes são mais produtivos e astarefas administrativas mais simplificadas levam menos tempo para seremconcluídas.

Mas,então, quanto tempo você perde para gerenciar os documentos da sua empresa?Confira ao longo deste artigo.

Qual é o tempogasto para gerenciar os documentos da sua empresa?

Apesarde consumir um tempo precioso dos funcionários, muitos gestores não conseguemidentificar o tempo gasto para gerenciar os documentos da sua empresa.Geralmente, isso ocorre porque os processos já estão enraizados e ocorremnaturalmente.

Pensena tarefa simples de encontrar um arquivo do cliente. Aqui está o processo comum arquivo em papel:

  1. Perceba que o arquivo não está na sua mesa
  2. Vá até o armário de arquivos correto em seuescritório, no corredor ou na sala de arquivos
  3. Encontre e abra a gaveta certa e navegue pelaspastas de papel
  4. A-ha! Você achou!
  5. Volte para a sua mesa e faça o acompanhamentocom o cliente (que não conseguiu responder imediatamente à pergunta porque eranecessário encontrar o arquivo)
  6. Retorne o arquivo para o local apropriado

Trata-sede um processo demorado e que está sujeito a falhas, não é? E essa é umarealidade que acontece várias vezes ao longo de um único dia de trabalho.

Quanto a gestão dedocumentos está custando para o seu negócio?

Alémde tomar um tempo precioso para gerenciar os documentos da sua empresa, asfalhas na gestão de documentos em papel geram outras consequências negativas.Veja quais são as principais delas:

  • Desperdício de espaço físico.Considerando o custo do metro quadrado de uma sala comercial, o armazenamentode documentos representa uma despesa indireta para as empresas. Ao reduzir oespaço destinado aos armários e gavetas, é possível instalar estações detrabalho adicionais.
  • Perda de informações. Você já teve quelidar com documentos extraviados ou danificados? Essas são situações nadaincomuns quando você lida com documentos em mídia física. Além de afetar asatividades do dia a dia, a perda de documentos ainda pode ter consequênciaslegais – como na perda de documentos exigidos pela contabilidade.
  • Problemas de segurança. Muitos dosdocumentos armazenados possuem informações sigilosas sobre sua empresa ou dadosde clientes, certo? Portanto, as falhas de segurança no armazenamento em papelpodem gerar consequências negativas para a sua empresa.
  • Lentidão no atendimento ao cliente.Precisar interromper um atendimento diversas vezes para localizar documentospode causar a insatisfação dos consumidores. Esse é um dos problemas do tempogasto para gerenciar os documentos da sua empresa.
  • Controle de acesso. Quando todos osdocumentos estão armazenados nos mesmos armários e gavetas, torna-se difícilter um controle de acesso às informações.

Como diminuir otempo gasto na gestão dos documentos?

Agoraque você consegue visualizar melhor o tempo gasto para gerenciar os documentosda sua empresa e o impacto disso nos resultados, é comum querer entender comoreduzir o tempo dedicado a essas rotinas.

Mas,então, como diminuir o tempo gasto na gestão de documentos?

O segredo está na digitalização dos documentos da sua empresa. Em vez de fazer o armazenamento em papel, você pode migrar todas as informações para o formato digital. Existem plataformas de gestão documental que agilizam o armazenamento, gestão e pesquisa de documentos.

Comuma plataforma de gestão documental, todos os funcionários passam a ter acessoaos documentos por meio de seus computadores ou dispositivos móveis. Dessaforma, não é mais necessário se deslocar até os armários ou perder tempoprocurando pelos arquivos. Com poucos cliques é possível localizar as informaçõesnecessárias.

Vocêjá havia avaliado o tempo gasto para gerenciar os documentos da sua empresa?Quer conhecer melhor as funcionalidades de uma plataforma de gestão documental?Então visite a página do MegaGED.

Gostou? compartilhe!

Agende uma demonstração

Agende uma conversa com um de nossos especialistas e tome a melhor decisão. Solicite uma apresentação online sem compromisso com um de nossos consultores. Teremos prazer em conhecer você e te ajudar!

Comercial
Suporte
chamar no WhatsApp
MegaGED Gerenciando fluxos, otimizando processos e reduzindo custos www.megaged.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×