5 passos para implementar um escritório de contabilidade sem papel

5 passos para implementar um escritório de contabilidade sem papel

Você tem interesse em implementar um escritório de contabilidade sem papel? Apesar de ser muito difícil eliminar completamente a circulação de folhas de papel, é possível reduzir drasticamente a necessidade de documentos impressos – melhorando a eficiência de toda a empresa.

Esse movimento de digitalização das informações vem se tornando uma forte tendência. Os documentos digitais são mais fáceis de armazenar, gerenciar, pesquisar e processar. Isso permite que sua equipe gaste mais tempo trabalhando e menos tempo trocando papéis.

Você pode criar um escritório de contabilidade sem papel digitalizando a papelada existente. Em seguida, você pode convertê-lo em documentos digitais e arquivá-lo para uso futuro. Porém, isso não é algo que você pode fazer em um dia. Tornar seus sistemas internos paperless requer um planejamento cuidadoso, dedicação e adesão da equipe.

Neste artigo vamos ver um passo a passo para implementar um escritório de contabilidade sem papel. Confira.

Os três grandes desafios de migrar para o mundo paperless

Apesar dos benefícios claros de um escritório de contabilidade sem papel, você precisa superar três desafios principais no processo de migração para o mundo paperless. Veja quais são eles:

Resistência dos funcionários

Alguns de seus funcionários não querem mudar a maneira como trabalham. Eles podem dizer: “É assim que sempre fazemos”. Mas essa não é uma boa razão para continuar fazendo a mesma coisa.

Não tente pressionar sua equipe para fazer a alteração – eles podem se ressentir por isso. Explique os benefícios de ficar sem papel. Peça suas sugestões e críticas. Depois, combine um cronograma que lhes dê tempo de sobra para se adaptar à nova maneira de trabalhar.

O grande volume de papéis a serem digitalizados pode ser assustador

Se você optar por digitalizar toda a sua documentação internamente ou pedir a uma empresa especializada para fazer isso, há muito o que fazer. A digitalização de documentos leva tempo, especialmente procurando arquivos antigos e removendo grampos.

Não subestime o tempo e o esforço envolvidos. É importante fazer um bom trabalho – quando todos os seus documentos forem digitalizados e arquivados, a vida será muito mais fácil para você e sua equipe.

Os custos iniciais afastam muitas empresas

O processo de migração para os documentos eletrônicos pode ter um custo inicial relevante. Será preciso garantir que toda a papelada seja digitalizada – tomando tempo e recursos. Mas a recompensa pode ser enorme. Depois que todos os seus documentos forem digitais, você se perguntará como trabalhou de outra maneira.      

5 passos para um escritório de contabilidade sem papel

Cada empresa é diferente. Somente você pode decidir sobre uma estratégia para migrar para os documentos digitais que funcione para você. Aqui estão algumas ideias para ajudá-lo a implementar um escritório de contabilidade sem papel:

1. Defina uma data

Consulte seus parceiros e funcionários e defina uma data para iniciar e finalizar o processo. Adicione-a ao calendário e verifique se todos sabem sobre esse prazo. Isso ajudará a manter o foco no objetivo.

2. Use a nuvem

Não armazene seus documentos digitalizados em um disco rígido ou pendrive. Mantenha-os seguros usando o armazenamento online. Caso contrário, o seu escritório de contabilidade continua suscetível a vários riscos de segurança.

3. Configure uma estrutura lógica de arquivos

Tente não despejar todos os arquivos na mesma pasta. É mais útil configurar pastas para cada ano ou cada cliente. Essa organização lógica será fundamental não apenas neste momento de migração, mas também para o desenvolvimento das atividades futuras.

4. Digitalize o que você precisa

Pode ser tentador migrar toda a papelada que você tem guardada para o formato eletrônico. Em alguns casos, isso pode ser sensato, para que você saiba que seu arquivo está completo. Mas se você tiver arquivos que remontam a 20 anos para dezenas de clientes, talvez essa não seja a melhor abordagem.

Em vez disso, você pode começar com o que precisa e preencher as lacunas à medida que avança. Você pode começar digitalizando todos os papéis dos últimos 3 anos e ir avançando ao longo do tempo, por exemplo.

5. Utilize um sistema adequado

Por fim, o processo de implementar um escritório de contabilidade sem papel será muito mais simples e eficiente se você utilizar um sistema adequado para o armazenamento e gerenciamento dos documentos em formato eletrônico. Encontre a solução ideal para que você tenha sucesso nesse processo.

Você gostou do passo a passo para implementar um escritório de contabilidade sem papel? O MegaGED é um software de gestão de documentos com o melhor custo-benefício do Brasil. Visite nosso site e descubra como podemos ajudá-lo!

Gostou? compartilhe!

Agende uma demonstração

Agende uma conversa com um de nossos especialistas e tome a melhor decisão. Solicite uma apresentação online sem compromisso com um de nossos consultores. Teremos prazer em conhecer você e te ajudar!

Comercial
Suporte
chamar no WhatsApp
MegaGED Gerenciando fluxos, otimizando processos e reduzindo custos www.megaged.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×