Vocêjá analisou as mudanças da arquivologia na era digital? É muito comum notarmosdiversas transformações claras no dia a dia por conta da evolução digital –seja com o uso de internet 4G nos smartphones, com soluções completas de gestãoempresarial ou com uma inteligência artificial cada vez mais eficiente. Porém,o arquivamento de documentos também merece atenção nesse contexto.
Todoarquivista sabe que a tecnologia faz parte do seu dia a dia. Como muitos outrosprofissionais, os arquivistas vão ao trabalho, usam telefones celulares,administram fotocopiadoras, leem e respondem e-mails, entre outras atividades.No entanto, a tecnologia é frequentemente vista como um desafio em seus deveresprofissionais, pois eles lutam com maneiras de preservar textos digitais e,cada vez mais, entendem as mudanças no seu dia a dia por conta da tecnologia.
Masquais são os reais impactos da tecnologia nesses processos? Como podemosentender a arquivologia na era digital? Compreenda ao longo deste artigo.
O que é aarquivologia?
Antesde falarmos sobre a arquivologia na era digital, é importante compreender oconceito da arquivologia. Estamos falando sobre a teoria, o estudo e a práticade armazenamento, catalogação e recuperação de documentos e outros materiais dearquivo.
Paracriar e organizar um arquivo, é necessário adquirir e avaliar os materiaisregistrados e poder acessá-los posteriormente. Um registro de arquivo preservadados que não se destinam a alterar. Para serem de valor para a sociedade, osarquivos devem ser confiáveis. Portanto, um arquivista tem a responsabilidadede autenticar materiais de arquivo, como documentos históricos, e garantir suaconfiabilidade, integridade e usabilidade.
O que significa aarquivologia na era digital?
Detodas as tecnologias que afetam o trabalho de arquivo, os maiores desafios emudanças em potencial vieram do desenvolvimento e da disseminação do computadorpessoal. Os bancos de dados computadorizados substituem a necessidade de passarpor um catálogo escrito à mão ou as dificuldades de localizar um arquivo emmeio a pilhas de papéis acumuladas nos armários.
Osarquivos digitais permitem um acesso mais amplo aos documentos, mas apresentamnovos desafios para preservação. E enquanto o e-mail permite que pessoasgeograficamente distantes troquem mensagens quase instantaneamente, ao mesmotempo, cria novos e vastos desafios para a necessidade de arquivar e preservaressas mensagens. Há uma década, os arquivistas tinham outras preocupações com oentão novo mundo virtual em que estavam entrando. Agora, as necessidades seguemevoluindo em um ritmo muito dinâmico.
Osprocessos manuais vem sendo substituídos por ferramentas digitais que facilitamo processo por meio da automação. Porém, essas ferramentas da era digital nãoapenas começaram a transformar a maneira como fazemos pesquisas no arquivo, mastambém geram uma reflexão sobre o papel dos arquivos – que podem sermanipulados com uma velocidade cada vez maior.
O papel datecnologia na arquivologia
Aarquivologia na era digital vem mudando a visão que temos sobre osprofissionais de arquivologia. Em vez de estar imerso em meio a papéis,armários e gavetas, esse novo profissional trabalha com arquivos digitais eprecisa apenas de um dispositivo digital para trabalhar.
Ou seja, a tecnologia é mais central para um arquivista do que para muitas profissões, porque as informações migraram para o formato digital. Como você pode ser alguém que trabalha profissionalmente com informações e não estar preparado para abraçar o ambiente de informações? A web, e-mail, redes sociais, bancos de dados: é isso que deve ser explorado na arquivologia na era digital.
O grande desafio é identificar as ferramentas mais eficientes e estruturar os processos para que eles realmente possam contribuir com o arquivamento correto dos arquivos. O objetivo é tornar essas informações acessíveis para as pessoas de interesse – mas sempre com a preocupação de mantê-las seguras.
Vocêjá conhecia as mudanças da arquivologia na era digital? Como você enxerga essatransformação? Deixe o seu comentário.