Home office na indústria: 6 dicas de produtividade

Home office na indústria: 6 dicas de produtividade

Nas últimas semanas, o novo coronavírus se espalhou pelo Brasil e milhões de funcionários tiveram que migrar o seu trabalho para suas próprias casas. Porém, o home office na indústria pode ser bastante desafiador – principalmente para os profissionais que estão vivenciando suas primeiras experiências neste modelo de trabalho.

Trabalhar em casa pode parecer um sonho para muitas pessoas. Porém, na prática isso é bastante diferente. É preciso ter disciplina, encontrar um ambiente propício e lidar com diversas complicações que podem surgir ao longo do dia – como outras pessoas transitando pelo ambiente ou limitações técnicas.

Mas, então, como manter a produtividade atuando em home office na indústria? Neste artigo vamos conferir algumas dicas pontuais.

6 dicas para manter a produtividade trabalhando em home office na indústria

Seja para que você possa manter um bom desempenho ou para orientar a sua equipe, essas dicas de home office na indústria podem ser muito úteis:

1. Siga uma rotina

Quando você vai até o escritório trabalhar, possui uma rotina, não é? Desde o momento em que você acorda até se sentar na frente do computador, cumpre uma série de atividades. Para garantir a produtividade no home office, é uma boa ideia criar uma rotina seguindo essa mesma lógica – que pode incluir tomar um banho, vestir-se e talvez até fazer uma pequena caminhada.

2. Designe um espaço de trabalho específico

Ter um espaço para trabalho adequado é fundamental para a produtividade do home office na indústria. Se você tentar trabalhar em um local com muito barulho, pouco confortável ou que não reúne tudo o que você precisa (fazendo com que você tenha que levantar constantemente e andar pela casa), dificilmente terá bons resultados.

Além disso, se você não é a única pessoa que trabalha em casa, verifique se pode concordar em estabelecer algumas regras básicas com as pessoas ao seu redor. Dessa forma, torna-se possível focar especificamente no trabalho durante o tempo em que você quer se dedicar a isso.

3. Defina suas intenções e faça pausas

É sempre um bom momento para aprimorar suas habilidades de gerenciamento de tempo, especialmente quando você trabalha em casa. Comece todos os dias identificando o que você precisa fazer e como pretende fazê-lo.

Ao trabalhar em home office, você terá mais fluidez e liberdade. No entanto, é preciso tomar cuidado para não trabalhar durante 24 horas por dia. Imponha limites e busque um equilíbrio saudável.

4. Aumente a comunicação

Conectar-se com colegas é provavelmente mais importante do que você pensa. Normalmente, passamos a maior parte do tempo nas proximidades de nossos colegas, o que facilita a sincronização sem esforço. Agora, atuando à distância, é preciso ficar mais atento para manter essas linhas de comunicação abertas.

Felizmente, hoje existem inúmeras ferramentas disponíveis para nos ajudar com chamadas de vídeo, bate-papos digitais e até quadros brancos digitais ou programas de colaboração. Temos até as ferramentas para configurar áreas de descanso virtuais, para quem quer tomar um café e socializar entre o trabalho.

5. Experimente e desenvolva suas habilidades digitais

O processo de adaptação ao home office na indústria provavelmente irá expor suas deficiências no que diz respeito às habilidades digitais. Porém, trata-se também de uma excelente oportunidade de transformar lacunas em vantagens futuras.

Aproveite a oportunidade para experimentar novas ferramentas e habilidades digitais. Baixe novos aplicativos, crie vídeos ou podcasts curtos para seus clientes, reveja quais processos internos podem ser automatizados e faça testes variados. Agora é uma excelente oportunidade para impulsionar o progresso antes da perfeição em novas áreas.

6. Incorpore a tecnologia para obter vantagens

A tecnologia é a grande aliada do home office na indústria. Na verdade, esse modelo de trabalho somente se tornou viável por conta das soluções digitais que conectam os funcionários – incluindo aplicativos de colaboração, bate-papo e videoconferências.

Porém, é possível ir além disso para obter vantagens competitivas valiosas. Um ótimo exemplo é a utilização de um software para gestão de documentos em formato eletrônico. Dessa forma, você pode centralizar todas as informações da sua organização em uma única plataforma – facilitando o acesso às pessoas autorizadas e aumentando a segurança.

Você gostou das dicas de produtividade para atuar em home office na indústria? Quer entender melhor como você pode otimizar a gestão de documentos? Então conheça o MegaGED – o software de gestão documental com melhor custo-benefício do Brasil.

Gostou? compartilhe!

Agende uma demonstração

Agende uma conversa com um de nossos especialistas e tome a melhor decisão. Solicite uma apresentação online sem compromisso com um de nossos consultores. Teremos prazer em conhecer você e te ajudar!

Comercial
Suporte
chamar no WhatsApp
MegaGED Gerenciando fluxos, otimizando processos e reduzindo custos www.megaged.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×