Manutenção e preservação de documentos digitalizados na contabilidade

Manutenção e preservação de documentos digitalizados na contabilidade

Com o surgimento do Decreto nº 10.278/2020, os documentos digitalizados podem passar a ter validade legal – causando uma grande transformação dentro das empresas brasileiras. Por isso, muitos escritório de contabilidade já buscam as melhores formas de migrar os seus documentos em papel para o formato eletrônico. Mas como fazer a manutenção e preservação de documentos digitalizados na contabilidade?

Depois que os documentos são migrados para o formato digital, é preciso saber como tratá-los corretamente para garantir mais segurança – eliminando riscos de não cumprir as exigências legais ou de perder informações importantes.

Neste artigo vamos compreender como você pode garantir a manutenção e preservação de documentos digitalizados na contabilidade – observando o que está disposto no Decreto nº 10.278/2020. Acompanhe.

O que é o Decreto nº 10.278/2020?

A exigência de manter arquivos em papel armazenados fazia cada vez menos sentido em um mundo passando pelo momento de transformação digital, não é? Justamente por isso, o Decreto nº 10.278/2020 regulamenta a migração dos documentos para o formato eletrônico – mantendo sua validade legal e valor originais.

Ou seja, o Decreto nº 10.278/2020 estabelece procedimentos para digitalização de documentos públicos e privados, de forma que produzam os mesmos efeitos legais e tenham o mesmo valor que os documentos originais.

Com isso, o objetivo é facilitar a administração e gestão de documentos públicos e privados, de modo a proporcionar maior agilidade e facilidade em relação à visualização, armazenagem e preservação dos documentos.

Como garantir a manutenção e preservação de documentos digitalizados na contabilidade?

Segundo o Decreto nº 10.278/2020, é possível fazer o descarte dos documentos físicos depois de realizada a sua migração para o formato digital – desde que sejam observados os requisitos técnicos e que esses documentos não tenham valor histórico.

Porém, neste momento surge um novo desafio: a manutenção e preservação de documentos digitalizados. Afinal, é preciso garantir que esses documentos fiquem bem seguros e possam ser utilizados internamente pela equipe da empresa.

Veja o que o Decreto nº 10.278/2020 prevê sobre a manutenção e preservação de documentos digitalizados:

Manutenção dos documentos digitalizados

Art. 10.  O armazenamento de documentos digitalizados assegurará:

I – a proteção do documento digitalizado contra alteração, destruição e, quando cabível, contra o acesso e a reprodução não autorizados; e

II – a indexação de metadados que possibilitem:

a) a localização e o gerenciamento do documento digitalizado; e

b) a conferência do processo de digitalização adotado.

Preservação dos documentos digitalizados

Art. 11.  Os documentos digitalizados sem valor histórico serão preservados, no mínimo, até o transcurso dos prazos de prescrição ou decadência dos direitos a que se referem.

Para viabilizar a manutenção e preservação de documentos digitalizados na contabilidade, é fundamental buscar auxílio da tecnologia. Ao utilizar um software de gerenciamento de documentos, você pode facilitar esse processo – ganhando em segurança e eficiência.

A importância de usar um software para gestão de documentos

Um sistema de gestão de documentos possui os recursos que você precisa para fazer a manutenção e preservação de documentos digitalizados na contabilidade. Suas funcionalidades ajudam em todo o processo de gerenciamento desses documentos – tendo valor nos fluxos de trabalho, atribuições, anotações, controle de versão, segurança e restrições, conformidade e muito mais.

O MegaGED é um software de gestão de documentos completo, contendo todos esses recursos e muito mais:

  • Compartilhamento
  • Central de Notificações
  • Armazenamento em nuvem
  • Indexação
  • Manipulação de PDF
  • Divisão por pastas com diferentes tipos de acesso
  • Versionamento de documentos
  • Trilha de Auditoria
  • Fluxo Documental
  • Aviso de Vencimento
  • Busca Amigável
  • Níveis de Acesso
  • Controle de Acesso por Horário
  • Controle de Acesso por IP
  • Login por AD (Active Diretory)

Você gostou das dicas para fazer a manutenção e preservação de documentos digitalizados na contabilidade? Está preparado para usar um sistema completo para gerenciar os documentos do seu escritório? Então entre em contato com a equipe do MegaGED.

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