6 dicas para gerenciar a atividade de consultoria em home office

6 dicas para gerenciar a atividade de consultoria em home office

O novo coronavírus ensinou aos empresários um novo termo: distanciamento social – que se refere a ações que limitam as interações com outras pessoas a fim de retardar a propagação do vírus. Por conta disso, os modelos de trabalho migraram para o formato remoto e surgiu uma dúvida recorrente: como gerenciar a atividade de consultoria em home office?

Para algumas organizações, trabalhar em casa já era uma prática comum e normal nas rotinas diárias. Porém, mesmo nesses casos, uma migração completa para as atividades remotas pode gerar complicações – principalmente para gerenciar todas as atividades que ocorrem diariamente.

Você quer algumas dicas rápidas para navegar neste mundo remoto? Neste artigo preparamos 6 dicas para gerenciar a atividade de consultoria em home office. Confira.

Como gerenciar a atividade de consultoria em home office?

1. Use os canais de comunicação mais acessíveis

Um dos desafios do trabalho remoto é que somos forçados a usar canais de comunicação mais enxutos do que o normal. Então a resposta é tentar fazer tudo o que puder para torná-los o mais rico possível.

Se disponível, use câmeras em reuniões para aproximar a equipe. Se isso não estiver disponível, use o telefone ou outra mídia de voz para evitar uma comunicação estritamente escrita. E-mails, mensagens instantâneas e outras mídias muito enxutas não permitem tanto contexto.

Por fim, tente fazer com que todos os membros usem a mesma mídia. Afinal, se cada membro da equipe utilizar um canal diferente a comunicação se tornará muito complexa e ineficiente.

2. Reforce a visão e os objetivos coletivos da organização

Se sua equipe estiver espalhada por toda a cidade (ou país), certifique-se de reiterar a visão compartilhada do grupo – e repita com frequência. Como todas as organizações estão navegando em águas excepcionalmente novas no momento, é importante que as equipes sejam lembradas sobre o que estão fazendo, por que estão fazendo e como estão trabalhando juntas.

3. Crie mais experiências compartilhadas

Outra ótima dica para gerenciar a atividade de consultoria em home office é buscar continuar as rotinas que você tinha no escritório – mas também criar novas práticas adequadas para o ambiente digital.

Procure reunir toda a equipe no início da manhã e reforce as prioridades do dia. Fazer isso lembra à equipe que eles ainda estão trabalhando e ainda há um cronograma. Mas não se esqueça de se divertir também. Muitos de nós obtêm boa parte de nossa interação social em nosso local de trabalho. Portanto, incentive as pessoas a conversar, fazer coffee breaks virtuais e iniciar outras atividades sociais.

4. Defina as expectativas de disponibilidade

Sim, é justo que você espere que seus colegas estejam presentes durante a jornada de trabalho ao trabalhar remotamente. Mas isso não significa necessariamente estar conectado ao seu software de mensagens instantâneas a cada minuto do dia. Se você não conseguir falar com um colega, lembre-se de que ele pode estar ao telefone, finalizando um e-mail ou usando o banheiro.

Em outras palavras, dê uma folga da mesma maneira que faria se você fosse até a mesa deles no escritório e eles não estivessem lá. Não deixe de informar às equipes o que você espera, mas lembre-se de entender que o trabalho virtual não significa que seja necessário oferecer mais disponibilidade.

5. Alinhe a jornada de trabalho

É importante reforçar o que é esperado em termos de horário de início e fim da jornada de trabalho. No momento de gerenciar a atividade de consultoria em home office, é importante estabelecer limites, para que os funcionários não sintam que precisam responder e-mails e telefonemas 24 horas por dia, 7 dias por semana. As pessoas vão se esgotar rapidamente se acharem que devem estar “ativas” o dia todo.

6. Simplifique o fluxo de trabalho

Com toda a equipe de consultores distante fisicamente, é importante simplificar ao máximo o fluxo de trabalho para que todos possam ser eficientes sem precisar manter contato constante com o restante dos colegas.

Uma ótima forma de colocar isso em prática é utilizando um software de gestão de documentos. Dessa forma, todas informações importantes para o desenvolvimento do trabalho ficam armazenadas em uma única plataforma – que pode ser acessada pelos profissionais por meio de qualquer dispositivo digital.

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